domingo, 27 de abril de 2008

"Melgaço 2 - Valença 0"

Ao ler o “Expresso” desta semana, deparei-me com um anúncio do município concorrente Melgaço, que me convenceu definitivamente: Os senhores que regem o destino de Valença vivem num gritante estado catatónico.
Neste anúncio informava-se que estava aberto o concurso público para a exploração do futuro campo de golfe de Melgaço.
Se, “os senhores do regime”, quiserem dar-se ao trabalho de lerem um livro, há uns anos co-publicado por Philip Kotler, intitulado Marketing Places*, não ficarão surpreendidos com as decisões da “concorrência”. E porquê? Porque, pura e simplesmente, são previsíveis. Num futuro, já presente, só os municípios com visão estratégica poderão singrar, mantendo e captando, novos “clientes” (leia-se, munícipes). No entanto, e por aquilo que se vê, não antevejo grande futuro para Valença. É que para traçar um plano de acção – dentro de uma estratégia predefinida – são necessários certos preâmbulos (que, até aos dias que correm, não são levados em conta).
Antes de tudo, é necessário fazer um ponto da situação. Saber como está e como é vista, Valença, pelos seus clientes (Por muito estranho que pareça o termo, todos somos clientes da terra!). Acredito, piamente, que esta gente que nos tenta dirigir, se o fizer (o que duvido), ficará de boca aberta. Sinto que algumas das respostas, por tão simples e óbvias, farão enrubescer os “estrategas bacocos” cá do burgo. Tomar o pulso da nossa terra é URGENTE, antes que a doença avance e seja tarde demais.
Depois disso, e só depois, meus senhores, é que “entramos em acção”. Não fazendo, como é habitual, “meia dúzia” de acções desgarradas e inconsequentes. Não! Não é porque organizamos eventos sem nexo, que estes resultam em algo de palpável. Definam-se as acções, baseadas em dados. Aja-se, trabalhando com a certeza do objectivo. Só assim, caros senhores, poderão fazer (se quiserem, o que, mais uma vez, duvido) algo por Valença.

* Marketing Places: Attracting Investment, Industry, and Tourism to Cities, States, and NationsPhilip Kotler, Donald Haider, Irving Rein.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma vez estamos a ver passar o comboio do desenvolvimento e ficamos com o comboio do empurra, mais conhecido pelo comboinho do amor...

Anónimo disse...

Em Valença, um belo dia, um Senhor teve uma ideia luminosa...fazer um campo de golfe em Cerdal, mas, como é obvio dirigiu-se á Camara Municipal e foi recebido como inimigo publico numero um, por fazer propostas a senhores, que não são receptivos a projectos que mudem a pasmaceira em que Valença se deixou afundar nos ultimos anos.