quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Amigo é quem diz bem, quem não diz… Não é D. Marisa?

Cara concidadã,

 

Antes de mais, queira saber que nós, neste Blog, nem sempre criticamos pela negativa. Entendo, no entanto, que gostaria que apenas o fizéssemos pela positiva. Ficaríamos melhor na fotografia, bem sei. Mas esse não é o objectivo. Não somos o pasquim de serviço do status quo vigente. O nosso fito é pôr o dedo na ferida. E como existem bastantes, ouvem-se muitos gemidos. Alguns gritos, até.

 

Debrucemo-nos sobre o teor das suas, pouco isentas, afirmações.

A primeira, a Universidade não existe! O que existe é um pólo do Instituto Superior de Viana do Castelo. Convenhamos que não é a mesma coisa, pois não? Um Instituto é um Instituto, uma Universidade é uma Universidade. Mas o cerne da questão não se põe no estatuto do estabelecimento. Põe-se antes, na interligação entre este e o meio valenciano. Que – aqui entre nós – resume-se ao apoio que a nossa autarquia dá, aquando das festas académicas. Não concorda? Se não, pergunte-se quando é que alguma vez viu, ouviu ou sentiu a presença dos alunos no ambiente valenciano. Viu ou leu relatórios sobre o estado actual do Turismo, Comércio ou Indústria em Valença feitos pela Escola a pedido de quem rege os destinos de Valença? Viu ou leu algum estudo sobre a população (mercado?) que Valença possui? Eu não! Se conhecer, diga-me. Num acto de contrição público, pedirei desculpas neste blog!

 

A segunda, o Comércio? Que comércio? Aquele que, autarcas míopes, a pouco e pouco querem destruir? Sejamos razoáveis! Quando convém, falam do comércio, mas, na grande maioria das vezes, olham-no com sobranceria tacanha. O comércio valenciano pouco, ou nada, deve a estes senhores. Antes pelo contrário. Se a conjuntura é má, os senhores que, devotamente, enaltece, nada fazem. Aparecem, de vez em quando, a debitar meia dúzia de trivialidades e…já está “acabamos de fazer de conta que nos importamos muito”. D. Marisa, o comércio valenciano não é referência. Já foi. Culpa própria? Também, contudo, a classe política local também não ajuda. Em nada. Nem câmara, nem oposição (que não existe!).

 

Na área da saúde, D. Marisa, presumo que a partir de agora só pode ficar doente, nas horas impostas pelo diktat. Deus nos livre de, nas horas em que não há urgências, termos uma urgência! Acha isto razoável? Eu não. E, já agora, compararmo-nos com quem tem pouco também não é. O serviço de urgências em Valença não foi compinças tratado. Foi com tenazes e colheres de pedreiro. No timing em que não há urgências vamos ficar nas mãos do INEM. Um Instituto onde reina todo o tipo de compadrio e de favores. Uma agência de emprego ao serviço do establishment. Gente que, sem formação, brinca aos cuidados básicos de saúde – salvo raras e honrosas excepções. Obrigadinho pela “dica da semana”, D. Marisa!

 

Quanto à zona industrial estar a “evoluir significativamente”, deve precisar. Evoluir de zero para um, é significativo. É um aumento de 100%.

D. Marisa vá, pelo seu pé (e não pelo dos outros), até à zona industrial. Vá e fale com os industriais que lá estão. Vá e, depois, conte-nos o que ouviu. Aceita o repto?

 

Para terminar, D. Marisa, quero, com sinceridade, louvar a sua coragem para, contrariamente a gente de tíbio carácter, não se ter escondido atrás do anonimato. Bem-haja! 

12 comentários:

Anónimo disse...

Sra. D.Marisa,
Faço das palavras do sr. Eduardo Dantas, as minhas.
Estou certo que a senhora será uma das que quererá que este executivo lá continue...porquê, não sei....
Quer um silples exemplo??? dentro da fortaleza, caíu um muro há já 1 ano. está de pé???? tem aí o exemplo do trabalho deste executivo que tanto preza.

Pois pelos vistos não conhece a sua terra...



Forever!!!

Anónimo disse...

É uma pena que a verdadeira autora use a identidade de uma sobrinha para publicar posts. Dita senhora, ao que parece, "amiga" do sr. Covas, parece muito incomodada com as criticas ao executivo. Será só por apego ao executivo, ou porque espera que fruto da amizade a sua filha seja admitida na Câmara Municipal. Investiguem e facilmente chegarão à pessoa indicada.
Nota: a senhora conhece o concelho, fruto das procurações que teve que arranjar durante a campanha eleitoral para a união empresarial.

Anónimo disse...

A única pessoa que conheço com esse apelido a tentar um lugar é para desempenhar funções de psicologa, agora acho que já fica mais evidente.
Caso isso aconteça pelo menos façam um contrato e não a ponham já nos quadros, para facilitar o proximo executivo para a por na rua. É só tachos e algumas panelas e pane.....

José Testos.

Anónimo disse...

Esta Câmara vai ficar conhecida pela cozinha mais completa do Alto Minho. C'os tacho e tanto malguinhas que lá vejo...

Zé do Telhado

Anónimo disse...

Esta Câmara vai ficar conhecida pela Cozinha mais completa do Alto Minho. Com tantos tachos e malguinhas que lá vejo...

Zé do Telhado

Anónimo disse...

Ora, or, ora!!!! quem diria!!! a Sra. D. Belinha?? A esposa do Sr. Dinis?? Mãe da Joana???? A Sra. que não se importava de gastar 5000€ para que o sr. "buracos" ficasse na UEVM??? A que consegiu procurações para a mesma enganando os associados dizendo que era para um parque subterraneo em valença??? E mais não digo.....


Minha Senhora,

procura tacho para a sua filha, ou para si mesmo????? Usando o nome de pessoas inocentes?? Não é de admirar, para quem tem um passado tão triste.....



Forever!!!!

Anónimo disse...

Queiram reler os meus comentários e ver que eu não defendo ninguém... apenas dou a minha opinião tal como todos vós com uma pequena diferença, dou a cara... não me escondo para falar mal ou bem!!!
E a maldade das pessoas vê-se nos comentários que aqui escrevem... dão-me PENA.
Tenho identidade e personalidade... não me faço passar por ninguém e ninguém se faz passar por mim...

Quanto à diferença entre universidade, instituto ou escola superior eu sei muito bem qual é, e acho que você percebeu ao que eu me referia quando mencionei universidade... no conteúdo em que ambos dão direito a uma licenciatura e que não significa que um instituto seja inferior a uma universidade ou vice versa...
Eu sei muito bem o que o senhor diz em relação ao comércio mas o senhor também deve ter entendido que o comentário que eu deixei foi em resposta a outro comentário que achei pouco correcto, em que o senhor Forever, comparando vários concelhos minimizava Valença ao máximo...

Agora como podem constar sempre tive razão numa coisa... as pessoas só gostam de criticar e inventar... TAL COMO ASSINEI NOS COMENTÁRIOS O MEU NOME É MARISA ESTEVES...

E ACHO QUE ISTO DIZ TUDO...

Anónimo disse...

O QUE DANIFICA A IMAGEM DO BLOG É GENTE MALDOSA INVENTAR COISAS ...

PARECE QUE NÃO POSSO DAR A MINHA OPINIÃO ... CRITICAM ME AGORA SÓ PORQUE DOU A CARA AOS COMENTÁRIOS???
SE FOSSE MAIS UM COMENTÁRIO ANÓNIMO ESTAVA TUDO BEM NÃO ERA??? E ASSIM NÃO FALAVAM MAL DE NINGUÉM!!!

TRISTEZA...

RELEMBRO MAIS UMA VEZ O QUE O BLOGGER ESCREVEU:

"Exponha, critique, responda, todavia, faça-o com seriedade e espírito construtivo. O administrador deste Blog não é responsável pelo conteúdo dos comentários nele inseridos, no entanto, agradece a todos os participantes que evitem linguagem injuriosa e/ou ofensiva. Contamos com a ajuda de todos para fazermos de Valença um exemplo!"

Isto era ao que eu me referia Sr. Eduardo... é uma pena haver gente que se esconde atrás de um anonimato para inventar coisas e falar mal de pessoas que não estão presentes e que não são para aqui chamadas, porque além de não referir nada no post sobre elas, nem sequer por aqui andam...

Anónimo disse...

Sr. Zé do Telhado!!
Sr. Dr. José Testos!!
Excmo. Sr. Dr. Forever!!

Ou será que não são todos a mesma pessoa!!

Deveriam ter mais cuidado com as afirmações que fazem,e principalmente,quando falam em nomes...quero eu dizer,outras pessoas!!Sabem que as vossas palavras podem ser usadas contra vocês em locais de Justiça Pública!!

Pois é,falam tanto dos outros, que até se esquecem de vocês próprios!!Nem a verdadeira identidade conseguem revelar..será problema de personalidade,síndrome de inferioridade ou de mal perdedor :)

Tenham cuidado meus Senhores!!
Ponham os tachos e panelas nas cozinhas.. e deixem de fazer figura de "Tacho"...

Ah!!E não se esqueçam de se candidatar ás próximas eleições da CMV...haver se atingem o vosso Sonho!!

Anónimo disse...

Mas quem é este?

Anónimo disse...

O mal é que há pessoas que se contentam com pouco!...Então, estão satisfeitas com o pouco que se faz,e ás vezes mal feito. Vou começar a apresentar argumentos: Parque Empresarial de Valença continua muribundo... não se consegue afirmar depois de 20 anos a receber ilogios dos consecutivos Presidentes visionários, mas a realidade é inquestionável no indice de ocupação(2 fabricas de referência)e os restantes lotes são para colecionar á sua inconpetência para atrair investimento diversificado para não acontecer aquilo que a conjuntura economica diz que vai acontecer a essas Empresas tão sensiveis aos caprichos dos ricos. Cria empregos 500 euristas, mas no entanto, empregos dos 2000 euristas não ficam no concelho, vem ganhá-lo e vão gastá-lo para fora, porquê?.Falta de qualidade de vida para trocar a sua terra por Valença, será!...talvez.
Comércio, está também muribundo por diversos factores:falta de visão dos comerciantes para se adaptarem a nova realidade do mercado e o despreso com que a Camara se refere aos comerciantes, como sendo, raça inferior da sociedade Valenciana e nunca conseguir comunicar com eles e interagirem e isso é o reflexo do que acontece quando a camara organiza qualquer evento.
Valença vive das Muralhas e só...e neste momento começa a faltar o "pulmão"e já se sente Valença a abafar, porque não se criaram alternativas quando houve oportunidades.
Bo...não digo mais porque é chuva no mulhado.

Anónimo disse...

BRRRR!!!! Tou cheinho de medo!! Vem aí o bicho papão... Pides de Esquerda! Blarggg!

Zé do Telhado