O QUE É A AGENDA 21 LOCAL?
“ Sucintamente pode dizer-se que uma Agenda 21 Local é um processo através do qual as autoridades locais trabalham em parceria com os vários sectores da comunidade na elaboração de um Plano de Acção de forma a implementar a sustentabilidade ao nível local. Trata-se de uma estratégia integrada, consistente, que procura o bem-estar social melhorando a qualidade do ambiente.
O termo deriva da Agenda 21, programa global para o desenvolvimento sustentável assinado na Conferência do Rio em 1992 (Nações Unidas). O capítulo 28 atribui ao poder local a responsabilidade de desenvolver uma plataforma de diálogo e criação de consensos para promover uma estratégia participada (Social) de sustentabilidade.”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Agenda_21_local
O “VIA CRUCIS” DA AGENDA LOCAL 21 DE VALENÇA:
“Este plano de Acção de forma a implementar a sustentabilidade a nível local...” é mais um comprometimento ético de promoção no desenvolvimento humano e social sustentável por meio da dinamização, (capital humano e social) – preconizando a articulação e animação de redes sociais distribuídas e a democratização das relações na base da sociedade e no quotidiano do cidadão e o seu habitat.
Capital humano e social é o único recurso no desenvolvimento comprometido no Plano de acção das autoridades locais.
A conservação do espírito íntegro da Agenda 21, demonstra que certos conjuntos humanos (Câmaras Municipais de Portugal) conseguem criar ambientes favoráveis à boa governança, prosperidade Sustentável e à expansão de uma cultura cívica capaz de melhorar as suas condições de Identidade, Património, Experiências, Habilidades e Talentos.
A metodologia do desenvolvimento local por meio do investimento em capital humano social se baseia na ideia de que o capital humano social depende, fundamentalmente, de duas coisas: das redes sociais (que ligam horizontalmente pessoas-com-pessoas, ) e da democracia (na base da sociedade e no quotidiano do cidadão).
O chamado consenso, neste caso da Agenda 21, não é, um mecanismo artificial de deliberação ou de regulação de conflitos, usado para dar a impressão de que todos estão de acordo com as propostas que queremos que eles estejam. É o resultado de um processo emergente, aberto e livre. É por emergência que se formam redes, no ambito da Agenda 21 e não pela imergência de um ímpeto organizador, proveniente de Organizações hierárquica.
Uma hierarquia não pode construir uma rede. Se uma organização hierárquica ( Camâra Municipal, “ Val do Minho, “Adriminho” etc.,..) estiver convencida de que precisa articular uma rede – até mesmo para iniciar a transição do seu padrão de organização centralizado para um padrão distribuído – a primeira providência é dar autonomia a um grupo de pessoas que vão se organizar em rede para começar a tentar articular a rede desejada.. As pessoas que vão começar o trabalho, mesmo que já estejam sendo remuneradas por alguma outra função que desempenham em uma organização hierárquica, deveriam aderir voluntariamente ao projeto. Uma vez constituído esse grupo seminal ou genético da rede, a direção da organização hierárquica não pode mais tentar controlá-lo ou teleguiá-lo.
Esse é o passo fundante, necessário para começar a articular qualquer rede. Muitas organizações não querem se arriscar a dar esse passo, por medo de perderem o controle e é por isso que freqüentemente fracassam no seu intento de trabalhar com redes. Em alguns casos, os órgãos dirigentes de organizações hierárquicas querem compor um grupo inaugural apenas com pessoas de sua mais estrita confiança, infiltrando seus agentes para tentar controlar “por dentro” as redes que vão nascer e, também por isso, os seus esforços acabam igualmente fracassando.
De qualquer modo, as redes são oportunidades ótimas para quebrar o poder das burocracias do conhecimento. Na verdade para quebrar o poder de qualquer burocracia. ‘Quebrar’ talvez não seja a melhor palavra, pois se trata de desobstruir o que está entupido.
O clientelismo, juntamente com a centralização, o assistencialismo e o clima adversarial, são depredadores e exterminadores do Capital Humano Social. Assim, os programas de Capitalização dos Recursos Humanos, devem dispor de mecanismos que evitem a prática clientelista que passa por cima dos critérios universalmente adotados para a inserção dos participantes no programa.
QUESTÕES PARA UM DEBATE SOCIAL EM VALENÇA:
1 – O que impede o desenvolvimento desejado do Concelho de Valença?
1-a. A falta de recursos?.
2-b. A falta de vontade política dos governos?
3-c. A falta de responsabilidade dos líderes governamentais empresariais e sociais?
4-d. A falta de uma elite que tenha condições de desencadear um processo de indução ao desenvolvimento?
2 – Qual o papel das “boas práticas” como incentivo ao desenvolvimento local?
3 – Como deveríamos avaliar o trabalho de indução no desenvolvimento local?
4 – Como saber qual é a melhor metodologia de indução do desenvolvimento local?
5 – Qual o papel principal das metodologias de indução ao desenvolvimento local?
6 – Quais são os resultados imediatos e concretos do processo de indução ao desenvolvimento?
7 - Qual é o papel principal dos agentes de desenvolvimento?
8 - Qual a necessidade de montar uma rede de pessoas para implementar um projeto de desenvolvimento local?
UM AMIGO DE VALENÇA
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
13 comentários:
O amigo de valença escreve muito bem, tem boas ideias, mas para além disso não sabe fazer mais nada. É mais do mesmo, Bla Bla Blaaa...
E mais uma vez vamos ganhar a votação...
É só rir... Que peninha...
Assinado
Amigo do outro.
Já que o amigo de valença não dá a cara eu também não. (É para haver um empate, porque já estou farto de vitórias)
Atão Amigo do Outro? Parece que as coisas começam a mudar porque axo que deitaram muito cedo os foguetes e olha no que deu. Xau Amiguinho do outro.
Quem vai ser outra vez derrotado?
O sr. Eduardo & amiguinhos
ou
Os amiguinos & sr Eduardo
Vota agora...
AH! AHAHAH!!!
Eu voto no Edu.
ah! ahahahaha!!!
Amigo de valença, acorda, não é nem nunca foi o vosso tempo. Voces não passam de uns pobres coitados que choram que dizem que fazem e acontecem... O vosso grupo é um bando de derrotados que só fortalece o "inimigo".
Ponham uma coisa na cabeça, vocês não têm capacidade para o que quer que seja. Podeis tentar, pois não conseguem mais que isso, "tentar" a união com o PSD que levais com os pés, com o CDS levais com os pés, com associacões sem associações, levais sempre com os pés.
Tratem de olhar pelo vosso negocio a que dizem que vai tão mal, senão qualquer dia não vão levar com os pés mais sim ter que dar com os pés ao negócio...
Agora muito sinceramente, tenho pena de voces e da vossa fome de poder... A vossa categoria está bem presente na pregunta do enquete.
Até logo...
Não "preguntes" que te enganas!:D
Estou a ver que agora o alvo dos parasitas é o sr. Eduardo.
Não vou "preguntar" quem são, apesar de achar o vosso "pretogues" um pouco coxo, mas como não me quero enganar na cor...
Fico contente por saber que afinal os "donos da bola" sabem fazer alguma coisa, ou seja, agarrar-se ao poder, visto que os outros só têm direito a "tentar".
Não se esqueçam que o poder não dura sempre, e se mesmo com o poder voces quando passam na rua só olham para o chão agora imaginem quando o perderem... Já por lá muitos passaram, outros até já não estão entre nós, mas nenhum ficou lá eternamente...
Criticam uma simples pergunta, que até não é mentira nenhuma e que está bastante engraçada, para tentarem caluniar uma pessoa que sozinho vos meteu mais o dedo na ferida que toda a oposição ou mesmo inimigos...
Camaliões políticos há muitos, e não ficaria surpreso se um dia o menino que diz "eu voto no Edu" vota-se mesmo...
Força Eduardo.
como é!!?? quarta feira e ningem diz nada!!?? o executivo a ver que buracos mais vai abrir, os comerciantes á espera dos galegos!!! Assim não!!! Ou há "guerra" ou não há!!! Uma dica ao executvo: porque não "incentivar" os trabalhadores da CMV?? o pessoal admnistrativo com uma cara que parece que é por favor que ali estão; o pessoal "operário" encostado e a pedir por favor a um braço, para mexer o outro!!! dê-lhes red bull!!! cinco operários para desenrroscar uma lampada!!!
para os comerciantes: porque não fazer um outlet em valença??? tendas de campanha e zás, trapos, farrapos candonga e afins tudo á feira!!! uma divulgação "mais bem" amanhada!!!!
Um abraço
Forever!!!
Este blog está muito parado.
Será que estão a preparar as eleições?
Vamos ao ataque porque alguns já começaram... O exemplo vem no jornal valenciano que mais uma vez mudou de cor, através do presidente da junta de Ganfei que disse das boas ao sr. presidente.
Vamos lá ver qual vai ser a resposta, vai ser difícil pois tirar Ganfei do mapa só mesmo com a ajuda do exército dos EUA...
Isto está a ficar fácil mas sem homens não vamos lá...
Já cá disse uma vez e torno a dizer, "ACORDEM"....
Prudência e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém!!!!!!.....
Fartos de comer caldos estão vocês!!!!!!!
Fraquinhos.....
A campanha deve estar quase pronta, pelo silêncio que paira neste blog deve estar a preparar as procurações... HAHAHA!!!
Eu não vos vou chamar fraquinhos como o anónimo atrás, vou antes chamar-vos frustrados do sistema, até parece uma banda rock. Olha, aí está uma boa ideia, dediquem-se à música pode ser que tenham mais sorte...
ASSINADO: o que queres sei eu...
Muito silêncio...
Calados é que estão bem...
Agora já são mais importantes, escrevem num jornal...
Já tinhamos um, agora são dois a dizer barbaridades...
Temos uma associação, agora como não ganhamos fazemos outra...
Será que também vão fazer outra câmara municipal????
Olha, já agora, porque não criam outro club desportivo.. Sport Club os Cabeçudos, S.C. dor de Corno...
HHHAAAA!!!!
SC Dor de Corno. Gostei. E já temos o símbolo: O teu belo par de cornos. Se calhar pensas que nós não sabemos, não é? Pois, o cornudo é sempre o último a saber... (ri-te, ri-te que quando souberes o que é até choras!)
Enviar um comentário