Meus Senhores, perdi a paciência ... e vou deixar de ser "light" na abordagem das questões, que ao longo do ano 2007/08, foram postadas em pequenos textos deste blog.
Os factos foram constatados e divulgados para dar a oportunidade, a quem de direito, poder rectificar e contribuir para a melhor optimização dos nossos recursos.
Valença continua ano após ano a sofrer de "raquitismo crónico" comparada com as congéneres do vale do Minho, e, Sr. Presidente Serra, não se pode desculpar com os mandatos anteriores, porque os Valencianos, são pessoas de boa fé, e, deram-lhe a oportunidade de apresentar soluções ás carências estruturais deste conselho.
A falta de ambição e visão estratégica em sectores de vital importância para o desenvolvimento deste conselho, está a compromete-lo para o seu futuro, de forma,"talvez" irreversível, se olharmos para a conjuntura Internacional e no enquadramento politico de Portugal na Comunidade Económica Europeia
- Será que depois de 2012, a Comunidade Economica Europeia vai continuar eternamente a financiar, os projectos adiados pelos visionários Presidentes de Câmara, cá do burgo?...
Esta terra está sedenta de investimentos estratégicos inovadores para equilibrar os recursos já existentes, que felizmente são muitos, e de todos, o mais valioso é a localização. Senão vejamos:
os grandes projectos de interesse Nacional tropeçam em nós, Plataforma Logística e TGV (ou será, que foi a Câmara, como é muito bem relacionada que conseguiu estes investimentos para Valença?...). E os nossos pequenos projectos de interesse Municipal? Não há capacidade para os executar, porque a ambição e a visão estratégica há muito que abandonou Valença.
Sem qualquer margem para duvidas, a maior carência de Valença, é a falta de interacção entre a autarquia e os munícipes, e o reflexo dessa desumanização, são os desaires consecutivos nos eventos apadrinhados pela Câmara Municipal, que por vezes, são desconexos e questionáveis na sua relação custo / rentabilidade (a cultura não deve ser quantificada em números, mas sim, numero de espectadores).
As chamadas de atenção para variados factos negativos, poucos foram solucionados, como por exemplo, continuamos sem casas de banho publicas provisórias ... o único que foi conseguido, quase de forma perfeita, foi resolver o problema do transito em dias de confusão, que, em vez de tornar Valença convidativa, a parar e ser visitada, as pessoas continuam na A3 para o Porto e já não nos incomodam... (conforme se entra na ponte Internacional os placares publicitários para além de criarem uma poluição visual considerável, convidam os visitantes a ir para todo o lado menos para Valença).
Todos estes factos são comungados, por todos os Valencianos e comerciantes sensatos em particular e são defendidos por uma União Empresarial surda e muda, mas que teima em prejudicar os reais interesses dos Valencianos, com o silencio do medo e o narcisismo de coleccionar cargos de relevo mediático, para satisfazer o ego e esquecer a responsabilidade para que foram eleitos.
Ah !... onde está a oposição que os Valencianos elegeram para defender os interesses supremos do Município, contribuindo para uma dinâmica politica construtiva e apresentando-se como alternativa coerente aos problemas reais desta terra. Será que não há?!...
O amigo de Valença, tenta com os meios de que dispõe, contribuir para criar uma sinergia de mudança para colocar Valença como pulmão dinamizador do Alto Minho, e não sermos referênciados por todos os Minhotos, como terra com filão, mas está parada no tempo.
Contra factos, não há argumentos.
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
10 comentários:
Onde está o PDM, Sr. Presidente?...
O Sr. disse ao jornal O PUBLICO em 7 de Abril de 2004 o seguinte: "Mesmo assim, mais vale um maú PDM, que nenhum PDM" e o jornalista fez uma sitação "Diz o autarca que é fruto da pressa em aprovar o documento", mas que documento!...Estámos quase em 2009 e o Sr. continua numa inércia e incapaz de dar a volta ao documento, nem mau, nem bom PDM.
Enfim...Valença com esta atitude cada vez afunda-se mais.
É bom saber que o amigo de Valença vai continuar atento, mas isso só não chega... Há que tomar iniciativas, no que está mal, porque criticar por criticar é muito fácil.
Se analisarmos bem o ano em curso nem tudo foi mau. Não podemos criticar um presidente da camara por causa do negócio dos fracos comerciantes, (se assim lhes podemos chamar), correr mal. Não podemos estar sempre à espera que sejam os outros a investir...
Os valencianos estão contentes, nas freguesias a remodelação das escolas à muito que começou e continua... (não é campanha eleitoral). O PDM ao que sei não está pronto, mas vamos ver isto de outra forma, e o PDM de Cerveira e Caminha E Monção e Ponte de Lima e Melgaço... bom se calhar algum destes já está pronto mas não me parece...
Este blog parece um blog de bébés churões, tanta choradeira e nehuma ideia concreta... Mas é bom que exista para podermos expor os problemas para o publico geral tomar conhecimento, mas faltam é ideias, com pés e cabeça...
Ao anónimo, apologista do regime, esclareço-o em duas penadas: primeira, este é, efectivamente, um blog de bébés chorões (constatável pelos "gritinhos apologéticos" que, subrepticiamente, se escondem nas suas afirmações; segunda penada, presumo que não tenha lido a grande maioria dos posts que constam neste blog, porque se o tivesse feito, teria algum pejo em escrever as baboseiras que escreveu.
Eduardo Dantas - Atira a pedra e Mostra a Mão
Por Amor de Deus, seria o que mais faltava que não fizessem alguma coisa... e que não aproveita-ssem esta oportunidade de renovar as infra-estruturas escolares, uma vez há fundos comunitários para esse fim.
Mas, não se esqueçam que as aldeias tem que ter alunos, para as frecuentarem e se não permitem a fixação dos jovens casais nas aldeias, tudo isto, é uma utopia.
Neste momento, só um latifundiário Minhoto se pode dar ao luxo de construir uma habitação na aldeia.
Os Senhores do Terreiro do Paço esqueçeram-se que a propriedade no Minho não tem as mesmas caracteristicas do Alentejo. (5000m2 é meio campo de futebol)
Estou há muitos anos há espera de construir numa propriedade que tenho em Friestas, mas, entretanto moro num apartamento em Valença e quando mudarem a lei já os meus filhos não precisam da escola e entretanto não posso estar perto dos meus velhos.
Tudo em Valença funciona a carvão, promessas e mais promessas, mas, não agilizam nada o PDM.
Sr.anonimo, quando o Amigo de Valença considerar oportuno, saberá todas as ideias concretas para ficarem como registo para memória futura.
Parece que o sr. presidente já veio de férias.... foi necessário, um amigo de valença, chamar a atenção acerca da limpeza das muralhas para que algo, pouco mas algo, se faça. Continue a visitar este blog, sr. presidente!!!
BREVEMENTE no seu concelho estreia (repetição de há 4 anos), o filme "ONDE PÁRA A OPOSIÇÃO 2"!!!
Estou disposto a fazer parte de uma lista (não um partido) para fazer oposição ao (des)governo camarário. AMIGO DE VALENÇA, SEMPRE!!! VALENÇA PARA A FRENTE!!! este é o slogan da lista!!! gente que esteje disposta a dinamizar Valença em no turismo, comércio, industria, agricultura, pescas, dsporto, cultura, lazer e por aí fora... gente que olhe para o amanhã de todos os valencianos, não no próprio
Vou dar umas dicas!
- Noite: reestruturar o comércio e o lazer. criar uma night zone, porque não dentro das muralhas?! á noite parece um deserto, dar vida á noite de Valença, criar dentro das muralhas espaços onde se possa estar a disfrutar da beleza, da paisagem. criar uma "ecopista" devolta das muralhas!!! fica a ideia!
Um abraço!!! Forever!!!
Sr. "O justo", o "Amigo de Valença" está muito grato por constatar que há Valencianos atentos e com lucidez para alertar os nossos PRESIDENTES...porque eu já não sei quem manda!...
A Biblioteca Municípal tem como objecto ser um espaço de cultura com uma amplitude universal de conhecimento, e, possui um auditório para ser utilizado, no minimo, no contexto da cultura/escrita.
Muito bem, todos os Concelhos tem mais do que uma publicação de imprensa local e em Valença, em vez de se acarinhar as iniciativas que dinamizem a cultura/leitura e a informação, sejam publicas ou privadas, obsequia-se com desprezo e ignorância há mistura.
O jornal NOTÌCIAS DE VALENÇA, pensou, que o local apropriado para a apresentação do jornal seria o auditorio da Biblioteca Municipal, mas, esse espaço cultural foi negado evacando razão sem nexo, obrigando a mudar a apresentação para a Pousada de S.Teotónio.
Conclusão : A Biblioteca pode ser utilizada como OTL ou com qualquer outro fim que os "bosses" cá do burgo entenderem, menos para expreções culturais como seria óbvio.
O Parque Empresarial de Valença era "o orgulho do SR. Serra" e neste momento é um fardo que carrega ás costas que vergonhosamente depois de tantos anos não se consegue afirmar.
Sr. presidente da Câmara Municipal de Valença e seus compinchas!!!
Porque não, transladar as instalações das oficinas camarárias, que mais parece um aterro sanitário para a zona industrial de que o sr. tanto mamou!!??? É triste sair da zona escolar e dar de caras com aquele mamarracho. Tenha um pouco mais de gosto pela terra que (MAL) representa.
Forever!!!!
Enviar um comentário