segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Primeiro tiro no porta- aviões... depois de tanta água

O Amigo de Valença tem que dar os parabéns ao Sr. Covas por " esta jogada de antecipação" (palavras do Sr.Vereador) na oportunidade de usufruir, sem qualquer margem para dúvidas, dum grupo musical "Vaya con Dios" de uma qualidade musical extraordinária.
Esta é uma demonstração, que com ambição Valença tem todos os argumentos para ser uma referência neste tipo de eventos; temos um espaço físico invejável, com uma qualidade acústica soberba.
Depois de tantos desaires, pode-se sentir como um pavão, mas, não relaxe e continue a apresentar qualidade, porque assim conseguimos diferenciarmo-nos dos outros municipios.
Este evento não sei se deu lucro ou prejuizo, mas uma coisa tenho a certeza, foi um investimento na imagem de Valença de vila com qualidade artistica.

domingo, 24 de agosto de 2008

Projecto inovador em Valença.

De pequenino se verga o pepino... Um empresário local pretende desenvolver um projecto inovador no sector agrícola, partindo como base, pela consciencialização da sociedade local, desde a autarquia, aos agricultores, da necessidade de desenvolver projectos sustentáveis e dinamizadores da economia rural do conselho.
O Projecto "ESCOLA LIVRE" _PERMACULTURA _VALENÇA, perspectiva-se revolucionar as mentalidades, tal como, estamos habituados a interpretar a agricultura intensiva, sem olhar a meios para atingir os fins, (lucro) sem respeitar o ambiente e os consumidores.
O ponto de partida, é a criação de uma quinta didáctica e pedagógica para formar os jovens e menos jovens, a interpretar a natureza e em parceria tirar rentabilidade de forma sustentada, contribuindo para 0 inicio da era da agricultura biológica em Valença, que devidamente acarinhada pelas entidades competentes, pode dar origem a uma dinâmica imparável na economia rural do concelho.
No blog "permaculturasendaverde.blogspot.com" podem saber mais sobre este movimento de compromisso com o planeta.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Ano após ano, mandato após mandato e....

Meus Senhores, perdi a paciência ... e vou deixar de ser "light" na abordagem das questões, que ao longo do ano 2007/08, foram postadas em pequenos textos deste blog.

Os factos foram constatados e divulgados para dar a oportunidade, a quem de direito, poder rectificar e contribuir para a melhor optimização dos nossos recursos.

Valença continua ano após ano a sofrer de "raquitismo crónico" comparada com as congéneres do vale do Minho, e, Sr. Presidente Serra, não se pode desculpar com os mandatos anteriores, porque os Valencianos, são pessoas de boa fé, e, deram-lhe a oportunidade de apresentar soluções ás carências estruturais deste conselho.

A falta de ambição e visão estratégica em sectores de vital importância para o desenvolvimento deste conselho, está a compromete-lo para o seu futuro, de forma,"talvez" irreversível, se olharmos para a conjuntura Internacional e no enquadramento politico de Portugal na Comunidade Económica Europeia
- Será que depois de 2012, a Comunidade Economica Europeia vai continuar eternamente a financiar, os projectos adiados pelos visionários Presidentes de Câmara, cá do burgo?...

Esta terra está sedenta de investimentos estratégicos inovadores para equilibrar os recursos já existentes, que felizmente são muitos, e de todos, o mais valioso é a localização. Senão vejamos:
os grandes projectos de interesse Nacional tropeçam em nós, Plataforma Logística e TGV (ou será, que foi a Câmara, como é muito bem relacionada que conseguiu estes investimentos para Valença?...). E os nossos pequenos projectos de interesse Municipal? Não há capacidade para os executar, porque a ambição e a visão estratégica há muito que abandonou Valença.

Sem qualquer margem para duvidas, a maior carência de Valença, é a falta de interacção entre a autarquia e os munícipes, e o reflexo dessa desumanização, são os desaires consecutivos nos eventos apadrinhados pela Câmara Municipal, que por vezes, são desconexos e questionáveis na sua relação custo / rentabilidade (a cultura não deve ser quantificada em números, mas sim, numero de espectadores).

As chamadas de atenção para variados factos negativos, poucos foram solucionados, como por exemplo, continuamos sem casas de banho publicas provisórias ... o único que foi conseguido, quase de forma perfeita, foi resolver o problema do transito em dias de confusão, que, em vez de tornar Valença convidativa, a parar e ser visitada, as pessoas continuam na A3 para o Porto e já não nos incomodam... (conforme se entra na ponte Internacional os placares publicitários para além de criarem uma poluição visual considerável, convidam os visitantes a ir para todo o lado menos para Valença).

Todos estes factos são comungados, por todos os Valencianos e comerciantes sensatos em particular e são defendidos por uma União Empresarial surda e muda, mas que teima em prejudicar os reais interesses dos Valencianos, com o silencio do medo e o narcisismo de coleccionar cargos de relevo mediático, para satisfazer o ego e esquecer a responsabilidade para que foram eleitos.

Ah !... onde está a oposição que os Valencianos elegeram para defender os interesses supremos do Município, contribuindo para uma dinâmica politica construtiva e apresentando-se como alternativa coerente aos problemas reais desta terra. Será que não há?!...

O amigo de Valença, tenta com os meios de que dispõe, contribuir para criar uma sinergia de mudança para colocar Valença como pulmão dinamizador do Alto Minho, e não sermos referênciados por todos os Minhotos, como terra com filão, mas está parada no tempo.
Contra factos, não há argumentos.

domingo, 17 de agosto de 2008

Parabéns!

Parabéns! Os amigos de Valença fazem um ano de vida! Um ano em que, pouco a pouco, se foi pondo o dedo na ferida. Pela positiva, criticamos. Construtivamente. Aqui, neste blog, não pessoalizamos. Interessa-nos Valença. Uma Valença próspera e moderna. Onde os Valencianos se sintam bem. O resto é conversa.

Começou o rebentamento de foguetes! A procissão vai sair. Aproxima-se 2009. O ano de todas as decisões. Abrem-se os cordões à bolsa. "Vaya con Deus"? Valha-nos Deus... Estamos atentos. Não fechamos os olhos a nada. Ao bom e ao mau.

P.S. - Ao amigo de Valença, o fundador deste Blog, pela coragem, também os meus parabéns.