terça-feira, 2 de outubro de 2007

Convento de Sanfins


Valença necessita com a máxima urgência, explorar o potencial turístico, que está há muitos anos numa indefinição.
Nós temos dois itens (Convento de Sanfins e Convento de Mosteiró) que gostariam outros conselhos de os possuir, como mais-valia dum turismo de qualidade, mas para isso é necessário ter sensibilidade para preservar o entorno natural destas duas áreas muito mal tratadas por aquilo que elas significam em termos ecológicos.
Toda a zona envolvente do mosteiro de Sanfins é neste momento talvez a zona do concelho com um bosque autóctone (a necessitar de um desbaste) com diversas espécies, e um povoamento muito considerável de castanheiros, carvalhos, loureiro entre outras.

Se a autarquia não incluir no plano municipal contra incêndios aquele bosque pela biodiversidade que possui, poderemos estar na cumplicidade dum crime ecológico que poderia ser evitado se houver respeito pelo património botânico de Valença.
Ao longo dos anos não tem havido interesse nem capacidade para intermediar na resolução com os proprietários, o que revela uma falta de respeito pelo património que é desprezado pelos particulares e ignorado pela autarquia.
Quem nunca teve o prazer de desfrutar da deslumbrante paisagem de Sanfins sob o vale do Minho, vão-se certificar para conseguirem entender a minha indignação pelo desaproveitamento das potencialidades do nosso conselho.
" Se houver um incêndio que destrua o bosque envolvente ao mosteiro de Sanfins, não acredito que haja , agentes económicos na área do turismo interessados em investir num entorno lunar, só restariam os especuladores".


5 comentários:

Anónimo disse...

Não entendo como os Espanhois ainda não deram com essa maravilha

Amigo de Valença disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Fico surpreendido com um atentado ao patrimonio Valenciano com grafitis, mas, provavelmente foram os terroristas culturais da autarquia.

Xabier disse...

Eu si din con essa maravilha mais debo dizer que com muito trabalho e preguntando a varias pessoas eu puden aon fim chegar lá. Muito interesante e mui pouco aproveitado esse lugar que a maioria dos galegos desconhecen estando tan perto. Tenho feito un blog sobre o románico entre o sur da Galiza e Norte de Portugal con fotografias de Sanfins e de outras igrejas da bacia do Minho que invito a descubrir. Saudaçoes.

http://romaniconagallaecia.blogspot.com/

Hamleikah disse...

Este ano (2008) tive o prazer de descobrir este maravilhoso local...
Contudo fiquei um pouco triste com o estado de degradação do mesmo...
É revoltante!
Um local tão lindo!
Vou colocar no meu blog algumas fotos que tirei e coloco também uma ligação para este vosso post.